Imagem capa - COMO FOTOGRAFAR COM CELULAR: 10 DICAS por Pedro Stanke

COMO FOTOGRAFAR COM CELULAR: 10 DICAS




COMO FOTOGRAFAR COM CELULAR: 10 DICAS


Hoje em dia com os celulares cada vez mais cheio de tecnologia e com valores que facilitaram a  sua aquisição, e que são o sonho de consumos muitos, e um itens inseparável das pessoas.  E como sempre estão a mão ficou muita mais fácil fotografar.


Há uns anos atrás alguns os primeiros celulares com câmeras faziam o maior sucesso e e as fotos ficavam para época. Mas como tecnologia avançou muito rápido que hoje os smartphones já tem muitos Mega Pixels e e alguns com várias varias lentes. Mas dizer para todos que as câmera do celular que você está usando não é o mais importante. E sim, você e como você esta fotografando, e para falar disso, que estou aqui, vou citar alguns itens que acho muito importante para que você possa fazer boas fotos com o seu smartphone.


Não vou entrar no mérito da questão de smartphones X câmeras,  quais a diferenças,…. aqui será somente dicas!

Aproveitem, como eu gosto de viajar muito e essas dicas sao para o seu dia-a-dia, e servem também para câmeras.


E vamos as dicas:


 1 - MANTENHA A LENTE SEMPRE LIMPA


2 - DEIXE A CÂMERA DO CELULAR  NA MAIOR RESOLUÇÃO QUE TIVER  


3 - SEMPRE AJUSTE O FOCO


4 - SEMPRE OLHE O ENQUADRAMENTO


5 - COMPOSIÇÃO NAS FOTOS


6 - NUNCA USE ZOOM


7 - NAO USE O FLASH


8 -  USE O MODO HDR


9 - NÃO TREMA


10 - EDITE AS FOTOS




 1 - MANTENHA A LENTE SEMPRE LIMPA

Parece tão boba! Mas é uma das mais importantes. Caso esteja suja compromete toda a sua foto, a foto pode ficar embaçada, suja, com isso perdemos toda a qualidade da foto. Não custa nada dar uma limpadinha sempre que for fotografar.

 

2 - DEIXE A CÂMERA DO CELULAR  NA MAIOR RESOLUÇÃO QUE TIVER  

Normalmente os celulares vem com uma configuração de fábrica com qualidade média, configure o seu para melhor qualidade de fotos que tiver. Mesmo que você olhe pra foto e veja que está ótima na tela do celular, mas para tela do seu pc talvez não esteja, são telas diferentes. Por isso, sempre  deixe na máxima qualidade para tirar fotos com boa qualidade.


3 - SEMPRE AJUSTE O FOCO

Uma das coisas mais importantes que você deve prestar a atenção é ter certeza que o objeto que for fotografar esteja em foco. Isso vai fazer com que sua foto fique nítida e com qualidade. Para fazer isso é bem simples, só precisa dar um toque na tela  em cima do objeto, normalmente aparece um quadrinho que vai ficar em cima de onde você deu toque e ficará corretamente focado. Se você se mexeu ou que você está fotografando se mexeu coloque no foco novamente, às vezes, precisa tocar algumas vezes para ter certeza que esteja focado. 



4 - SEMPRE OLHE O ENQUADRAMENTO

o enquadramento de suas fotos é extremamente importante e decide o sucesso ou fracasso de suas fotos. Basicamente, quando você realiza o enquadramento, observe o alinhamento de coisas, da agua, se te muita coisa aparecendo na sua foto uma foto poluida” não é legal!  É nessa hora que você decide o que vai ou não aparecer nas suas fotos.

 

5 - COMPOSIÇÃO NAS FOTOS

Uma boa composição fotográfica é o que difere uma boa foto de uma ruim. Deve-se buscar harmonizar iluminação, contraste, foco e as linhas, que são base para toda e qualquer representação visual. A composição é essencial para fotos bem feita, e pode ser entendida como a combinação de linhas, formas, cores, luzes e demais elementos dos assuntos de formas agradáveis.  Para isso, temos uma ferramenta muito legal nos celulares, é uma grande, ou jogo da velha, como preferirem, o correto para fotografia chama-se regra dos terços. A função  dessa regra é colocar o seu objeto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. Assim as fotos de celular ficarão com uma composição mais harmoniosa e atrativa aos olhos.  


6 - NUNCA USE ZOOM

O zoom dos celulares são digitais,  o que celular faz com o zoom digital é selecionar uma área da imagem e ampliá-la via software. Com isso,  tem uma perda na qualidade das fotos, pouca nitidez, foco ruim, desta forma, você perdera muita qualidade nas suas imagens. A sugestão é não usar o zoom, e sim ande para mais perto para ser o zoom…


7 - NAO USE O FLASH

Muita gente acha que usar o flash ao tirar fotos com o smartphone resolve. Pode até parecer que  ajuda em lugares escuros, mas só vai deixar suas imagens mais feias, com cores estranhas. O flash que vem equipado em smartphones é sempre bem fraco e não causa um efeito legal mesmo nas ocasiões certas.


8 -  USE O MODO HDR

A maioria dos smartphones atuais conta com o recurso HDR, que pode melhorar bastante a qualidade das suas fotos. Ele te ajuda a conseguir um ótimo contraste, cores mais vibrantes e um detalhamento bem melhor que o normal.

Para fazer isso, ele tira três fotos automaticamente em diferentes níveis de exposição para combinar seus em melhores aspectos e então apresentar o resultado de maior qualidade. Fotos feitas com este recurso demoram um pouco mais, mas valem a pena.


9 -  NAO TREMA

Parece óbvio né!, muita gente não faz isso. Caso não tenha como segurar com as duas mãos, pegue o celular com firmeza, se não estiver firme provavelmente as suas fotos ficarão tremidas. Faça a foto e confira. Quando seguramos com as duas mãos podemos fazer uma composição, enquadramento e focar corretamente, fazendo assim uma linda foto.


10 - EDITE AS FOTOS

Nunca foi segredo que para ter lindas fotos nas redes sociais é preciso fazer alguns ajustes. A maioria das pessoas fazem fotos de seus celulares e depois utilizam aplicativo antes de postá-las.  Existem vários app para isso. Claro que tudo tem que ter uma coerência em relação a foto, cores, contrastes, brilhos… Mas vale a pena experimentar e encontrar o app que mais se identifica, você ficará surpresa e gostar dos resultados.